sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Tresmundos: uma introdução

Tresmundos é um mundo de campanha que estou trabalhando ultimamente. Não é um mundo que nasce cru, pois ele é resultado de inúmeros desdobramentos de outros mundo de campanha que criei para mestrar.
Como tenho ultimamente me empolgado absurdamente com Dungeon World, decidi que esse cenário de campanha irá ser exclusivo para esse sistema. Irei com isso recriar, obviamente, raças e classes para que se encaixe no cenário que proponho.



Como disse, Tresmundos é um desdobramento de um cenário que foi avançando no tempo de acordo com minhas vontades em mestrar. Em seu começo, era um cenário de alta fantasia, que depois passou para algo mais dark e até coloquei umas pitadas de steam no final. Cheguei ao ponto de fazer um Livro de referência para minhas próprias aventuras, e assim podia jogar vários gêneros de fantasia dentro de um mesmo mundo, apenas em Eras distintas. Claro que apoiei as decisões de jogadores para criar problemáticas em outras Eras, mesmo que eles nem se tenham dado conta disso.
Nesse momento, creio que consigo alcançar o ponto mais alto do cenário de campanha, pois hoje tenho uma base sólida constituída em uma pesquisa a culturas humanas e animais também. A idéia é que as aventuras possam dar uma visão além da dicotomia homens bons, orcs maus; a partir de um questionamento sociológico muito mais intrincado e interessante. Claro que o mundo de campanha terá aventuras de caça a tesouros antigos e personagens fanfarrões, mas além de tudo isso está o preconceito, a escravidão, o choque de culturas e várias outras coisas fora de combate que transformam um cenário em algo rico. O esforço aqui é para que a diferença entre um elfo cinzento e um alto elfo não sejam apenas os bônus.
Falando em elfos, eles quase não existem. O mundo é dominado por humanos, e a única talvez  influência tolkeniana neste cenário são os elfos, mas eles são raros, selvagens, e os únicos que um homem comum pode ver são so que foram escravizados em prostíbulos especiais ou coisas do gênero. Estou trabalhando em uma saga que conta a história dos últimos 5 elfos(as) do sul e como cada um perece. E falando em sul, aqui o sul é gelado. Meio que cansei dessa história de nós transferirmos essa noção de norte gelado que a europa possui, então inverti as coisas, mais por diversão e birra do que qualquer coisa.
A idéia é basear na época medieval. Mas ainda assim, existiram grandes civilizações que deixaram muitos artefatos e mecanismos para trás; além de outras áreas do conhecimento estarem um pouco mais avançadas do que estavam na nossa própria época européia medieval. Monstros e outros inimigos serão mais profundos, existindo obviamente aqueles que serão dilacerados pelos personagens, mas é importante que cada inimigo tenha sua própria característica e história, focando a criação dos inimigos bestiais muito mais em lendas locais e na crença do fantástico.
Como já disse o sistema será o Dungeon World, com algumas pequenas alterações como as que fiz para as ainda poucas vezes que mestrei tal sistema, mas serão mais como regrinhas opcionais, nada difícil de mudar. E como o sistema DW é bem simplificado, adaptá-lo para sistemas como o Old Dragon ou outros não será nada difícil para um mestre experiente ou com boa "malemolência".
Bom, essas são apenas algumas ideias jogadas do cenário de Tresmundos que começo hoje a descrever no blog. Sejam bem vindos a esta experiência!

2 comentários:

  1. Criador, depois de seu comentário em nosso blog, vim verificar seu cenário e achei ele muito legal! É engraçado como algumas pessoas convergem sem querer... Eu não tinha conhecimento algum sobre o Dungeon World até ler o seu blog e entendo o porquê de você ter ficado tão entusiasmado.

    Agora, só para você ter ideia de como eu fiquei surpreso e feliz em encontrar um criador com ideias similares às minhas, vou colar um trecho da introdução de meu próprio cenário, sobre o qual tenho pensado há 5 anos, já. Desculpe-me pelo tamanho do post, mas eu acho que é válido, tendo em vista o tamanho de minha satisfação:

    "Uma aliança entre anões (nanashin), elfos (voi) e humanos (nomohiines) formou um Império que dominou as Terras Conhecidas por dois séculos. Há algum tempo, este Império caiu, deixando em seu lugar cidades-Estado isoladas lutando pela manutenção de suas zonas de influência.
    Este é um universo de Fantasia em que seus habitantes têm que lidar com inimigos malignos tradicionais de universos de fantasia, como necromantes, sugadores de sangue, corpos-secos e Grandes Dracônicos ao mesmo tempo em que convivem com a pobreza, o cinismo, climas hostis, a desigualdade social e conflitos políticos. Dito isso, os Mestres são incentivados a desenvolver suas aventuras levando em consideração as causas e consequências históricas das ações de cada Personagem, facção ou classe social envolvida na trama.
    Grande parte dos elfos neste cenário vive nas florestas, uns outros tantos em fortalezas em áreas conquistadas e muitos outros vivem em cidades-Estado de outras regiões tentando sobreviver como podem. Boa parte dos anões vive nas montanhas. A maior parte dos humanos, às margens de grandes rios, e em regiões costeiras. Nisto, o cenário diverge pouco de cenários fantásticos clássicos. As características de cada uma destas raças, contudo, são um pouco diferentes daquelas encontradas em outros cenários.
    Os nomes utilizados para cada uma das raças e espécies são, então, utilizados de forma diversa por se tratarem não de versões genéricas de cada uma delas, mas de versões muito específicas, conectadas a uma história muito específica. Um voi é bastante diverso dos elfos encontrados seja em Tolkien, seja em Warhammer, seja em Forgotten Realms, seja no universo de The Witcher, simplesmente porque sua história, ainda que hajam aproximações, é diferente.
    Eventos históricos factuais, personagens históricos, divindades, fauna, flora, outras raças das Terras Conhecidas (e Desconhecidas!), recursos minerais e mágicos podem (e devem!) ser explorados por cada Mestre e Jogador com total liberdade de criação. O principal tema neste universo é o da sobrevivência através de uma história conturbada e um meio absurdamente hostil, mas existem tantos outros temas e aventuras quanto permitir a imaginação dos Mestres e Jogadores!
    Bom jogo a todos! =)"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, desculpa a demora a responder, mas esse tu cenário tá muito legal como proposta! Quando teremos um netbook dele?

      Excluir