segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aventuras em Puradîk - O Senhor dos Lobos

Ae pessoas, aqui vai o primeiro gancho de aventuras para Puradîk, mas que pode ser utilizado em qualquer outro cenário e qualquer sistema!

Usei meu próprio formato de criar ganchos, que vai um pouco dentro do Dungeon World, mas com minhas antigas manias de velho quando criava aventuras no falecido ad&d e ressucitado pelo povo do Old Dragon e mais uma legião de rpgs retroclones feitos por caras tão velhos e mal-humorados como eu :)


O Senhor dos Lobos
O Gancho:
Várias matilhas estão agindo ao redor de Puradîk, e na maioria dos grupos, existe um Lobo Invernal como líder. As matilhas atacam os personagens quando estiverem fora da área mais urbana da cidade, e alguns mercadores buscam serviço de escolta a preços módicos.


Locais em Puradik relacionados
Bairro exterior, Praça dos Treze, Fazendas adjacentes

A verdade
Um homem (Exard) expulso da cidade por suas manias estranhas (como andar cercado de lobos, rosnar e morder as pessoas) há muito tempo, resolveu viver entre seus "verdadeiros amigos", e os auxiliou a sobreviver melhor na floresta, o que levou a um crescimento desenfreado de sua matilha.
Quando o casal comprou novas terras e começaram a trabalhar nela, próximo ao refúgio da matilha, Exard tentou ameaçá-los com cartas mal escritas e praticamente inenteligíveis, que obviamente não foram atendidas, e levaram o homem-lobo a sequestrar o filho do casal, que apesar de alguns poucos machucados, é bem tratada pelos lobos.

Rumores e conclusões:
- Gerev e Elliet reclamam que seu filho Robern de 6 anos foi raptado por lobos.
Trata-se do casal que recentemente adquiriu o terreno do mercador Rancent. O mercador que vendeu o lote irá dizer que já tinha ideia que ele era amaldiçoado, e que existe um lobisomem que o perseguia quando ele andava por ali. Caso os personagens completem a aventura e devolvam o filho ao casal, eles irão ficar muito gratos e dar para os personagens algum item de família valioso (algo como um quadro, prataria e etc.), antes de arrumar suas coisas para se mudar de Puradîk em alguns dias.

- Fazendeiros locais reclamam do aumento de ataques de lobos às suas criações de porcos selvagens e aves.
Os fazendeiros não têm nenhuma vontade de se organizar para contratar aventureiros, pois acreditam ser trabalho da milícia da cidade. Caso os personagens consigam comprovar que resolveram o problema (o que deve ser realmente difícil), alguns mercadores irão agradecer aos personagens, lhes fornecendo algo como hospedagens e comida.

- Taverneiros e comerciantes locais estão cobrando pela carne de porco selvagem e aves.
Obviamente que o alto custo de seus produtos não incomoda inicialmente os comerciantes, mas caso os ataques se tornem cada vez maiores e os PCs não os resolva, eles podem começar a ficar preocupados com o risco de suas produções.

Caso não concluam a aventura:
No extremo caso dos personagens não concluírem a aventura, o filho do casal permanecerá sumido e provavelmente será devorado após a carne da cidade começar a acabar. Quando a escassez se mostrar mais evidente, a milícia local irá tomar providências.

Monstros:
Lobo
Horda, organizado
Mordida e Garras (d6+2 dano)
7 PV, Armadura 0
Instinto: Alimentar-se
- caça em grupos
- uivo de alerta

Lobo Invernal
Grupo, Grande, Furtivo, Inteligente
Mordida (d8 dano) - ignora armadura
10 PV,  Armadura 1
Instinto: Caçar
- mordida especial
- distrai e ataca pelos flancos usando o grupo

Mordida do lobo invernal.
Toda vez que levar a mordida de um lobo invernal, jogue +CON; com 10+, você sente uma refrescância ardida na mordida do animal; com 7-9 você resiste à dor angustiante, mas sua movimentação fica condenada por algumas horas (-1 DES); com 6- o local da mordida congela instantaneamente, e é necessário cuidados médicos logo para que você não perca essa parte (no caso de membros).


Exard
Furtivo, Inteligente
Mordida (d8 dano)
18 PV,  Armadura 1
Instinto: Proteger a matilha
- comunica-se perfeitamente com a matilha






Pessoal, é somente isso, usei esse formato de expor as aventuras pois me pareceu o mais descritivo. O que acharam?

4 comentários:

  1. Esse Exard é somente um humano ou é um lobisomem (aí não fala) ?
    Caso seja humano, o cara é mais forte que o lobo, estranho isso.

    O enredo é simples, mas interessante, gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, eu na realidade quis deixar em aberto. Inicialmente pensei em ele não ser um, mas nada impede que algum mestre queira transformá-lo em um, pois tem sustento pra isso. O caso dele ficar mais forte é porque eu baseei a ficha dele na de um druida, que é mais ou menos o que eu imaginava; mas pensando melhor, um líder fraco comandando lobos terríveis seria bem interessante mesmo. Valeu o comentário!

      Excluir
  2. Gostei bastante do gancho e do formato que você postou.

    PS: Eu escrevi esse meu comentário antes de ler a última linha que você pede opinião sobre o formato (pulei a parte das fichas porque não entendo nada de dungeon world). Aí resolvi colocar esse post scriptum para expor que o formato realmente ficou bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço que tenha apreciado, e também o comentário. Acho que o que eu mais gosto em ganchos ou aventuras prontas é essa ideia levemente trabalhada, com várias aberturas para a mudança dela. Abraço

      Excluir