terça-feira, 24 de novembro de 2015

Religiões de Tresmundos - As sendas de Fehu - A Tríade

A religião fehuniana é uma das maiores - senão a maior - religião de Abya-Yala.

Ela existia no Reino das Duas Nações, mas era mais conhecida como apenas um culto, e não tinha o status de religião.

Com a chegada dos primeiros povos sums à Abya-Yala por volta dos anos 800, muitos abandonaram seus deuses, dizendo que "eles (os deuses) não atravessaram o mar", o que causou um grande número de ateístas.

Basicamente a religião fehuniana trata da ideia de um deus homem e justo, e baseia todo sua força na conversão, ou seja, a existência de outras religiões ou mesmo não ser convertido é considerado um pecado.
As Tríade: Eis, Awa e Fiz.

De qualquer forma, quando começou o aumento populacional de Abya-Yala, a religião fehuniana começou a se expandir, e assim, começou a desenvolver sendas, que são diferentes religiões para um mesmo deus. Por exemplo, a senda zristang é a mais inquisidora de todas, enquanto a senda das mil mortes é uma onde a autoflagelação e tortura é muito frequente, refazendo o sofrimento de Fehu e suas mil mortes.

Depois destas duas, mais conhecidas, existe a senda da Tríade. Essa senda crê que Fehu teria três faces femininas no mundo, e uma delas ainda por cima, estaria viva. São as três mulheres consideradas "santas" para a Tríade: Eis, Awa e Fis. Obviamente esse não era os nomes originais delas, elas foram rebatizadas pelo próprio Fehu em uma das Revelações.

Existem as Revelações de cada uma das três "santas", e também devotos de cada uma delas. Ainda assim, elas não são excludentes nem inimigas, sendo apenas três faces de um mesmo deus.

Até.

2 comentários:

  1. Ótima maneira de trabalhar religião em um cenário; simples e bem funcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado, nobre Odin, em breve irei colocar algumas outras sendas da mesma religião e outras religiões.

      Excluir