domingo, 8 de novembro de 2015

O Clã Koreber - Sociedades de Tresmundos

Ao extremo sul,  no vak Florestas Ancestrais, um clã não deseja fazer parte do que sums e kazaks chamam de A Colônia...

Os koreber são um clã afastado que se criou da união de alguns rus (sums e kazaks) com algumas pequenas culturas locais montanhesas (em sua maioria eynehes), sendo a maioria dos que vivem ali então, meikolós.

A maior distincao destes homens é a sua habilidade e interacao com ursos, que caminham livremente em suas cidades e ate mesmo sao cavalgados por eles.
Sua religião é semelhante a dos rus, sendo que é muito mais vennerada, e suas cidades sempre são feitas em volta de uma grande árvore. Diferente das maiorias agrupações, nas cidades korebers o líder místico é também o líder militar (chamdo de Tovenar).

Um koreber cre que sua alma é dividida em duas: a dele e a de um urso que normalmente nasce no mesmo dia que ele. Sao criados juntos como irmaos e também treinados. 

Aos homens que nascem em dias que não nasce nenhum urso, acredita-se que a outra parte de sua alma nasceu longe, o que normalmente incentiva o koreber a sair pelo mundo buscar sua outra parte.

Aos ursos que nascem sozinhos, são criados como animais de estimação e guarda, tal qual são criados os cães em outras sociedades.

O clã busca independência de seu território para possuir sua própria nação, mas entra em conflito com os interesses da Colônia e principalmente com a dos mercadores, que desejam cruzar suas terras para levar mercadorias.

Um dito comum aos korebers: "Jogueme aos ursos e voltarei liderando a alcateia"

Suas cidades são bem protegidas, e a cavalaria é extremamente poderosa. A última cidade koreber que caiu foi Bientobér, que por um golpe do Vitovenar (o segundo em poder militar) Yudar Isaan, se rendeu à Sociedade Vermelha após heróica resistência do Tovenar Hadnadok Eyroj. Isso aconteceu no ano 1076 da Era Invernal, sendo que a datação atual é de 1085, ou seja, a última cidade a cair foi há 9 anos atrás, e de forma alguma foi por falta de tentativa dos inimigos...

Importante ressaltar que quase ninguém é bem-vindo em uma cidade koreber, e de que eles não acreditam em dinheiro, lidando com escambos e também com partilha coletiva.

Espero já na 1a. edição do netbook de Tresmundos colocar regras para jogar com korebers e também uma descrição mais detalhada desse clã pequeno, mas importante de Abya-Yala.

Até!
 

3 comentários:

  1. Muito interessante! Eu certamente jogaria com um personagem deste nobre povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza eu imagino, nobre Odin! Durante minha aventura com esse clã como pano de fundo, acabei desenvolvendo mais eles, com alguns rituais e cerimônias próprias. Espero logo poder colocá-los como Personagem dos Jogadores na 1°edição de Tresmundos, pois já se tornaram um dos meus povos favoritos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir