quarta-feira, 24 de junho de 2015

Nova seção! Mitos e Ritos - o Kogoi

Essa é uma das novas sessões que prometemos começar. Então hoje, iremos apresentar algo muito importante na cultura naedji em geral - o kogoi.

um pipaté
O kogoi é uma planta que cresce de forma vertical, à sombra das altas árvores de Abya-Yala (continente onde se passam as aventuras em Tresmundos). Essa planta é tratada, queimada, e depois moída para fazer uma infusão que é tomada em uma cabaça que se assemelha a um cachimbo. 
Normalmente, toma-se em grupo, em uma roda, pela manhã. Esse rito provém dos naedjis mais antigos, que tomavam antes de combates ou na manhã de dias importantes. Por conta da difusão dessa cultura, hoje existem essas cabaças feitas de qualquer material (chamados de pipaté), e o kogoi está mais "ralo", ou seja, perdeu muito de seu encantamento e poder.
Quando se encontra um grupo de naedjis na estrada, normalmente eles irão propor algumas trocas de materiais e oferecerão um kogoi à noite ou pela manhã. É comum que grupos viajantes naedjis tenham acesso à kogois crioulos, ou até mesmo puros, que ainda surtem o efeito anterior e abaixo descrito.
Algumas lojas em cidades naedjis ou barracas em feiras de outras cidaeds vendem o kogoi de baixa qualidade a altos preços, sendo considerado um objeto quase de luxo.

Ilustração de um pipaté comum
Kogoi comum: não surte nenhum efeito.
Kogoi de baixa qualidade: +1 em uma rolagem de dados no dia (só pode ser tomado pela manhã).
Kogoi crioulo: 1 rerrolagem de dados à escolha no próximo dia (no caso de tomar na noite anterior) ou no mesmo dia (no caso de tomar pela manhã).
Kogoi puro: extremamente raro. 1 rerrolagem à escolha por dia durante 1d4 dias. deve ser tomado no primeiro raio da manhã para que surta efeito.

Para a criação de um kogoi puro para infusão, é necessário que um homem ou mulher em seu período mais fértil colete com uma adaga naedji (osidiana) o kogoi recitando uma cantiga durante uma noite específica do ano, e a planta deve ser queimada com a lenha da árvore que a fazia sombra. Qualquer erro mínimo nesse processo a transforma em um kogoi comum.

É isso, povo. É importante explicar o kogoi pois é algo muito usado por naedjis em suas viagens, e aparecerá bastante nas pequenas aventuras que irei postar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário