domingo, 28 de junho de 2015

Considerações sobre Sistema

Então...
Trabalhei muito duro e montei um sistema (deve ter sido o meu terceiro ou quarto) para o meu cenário. Nisso, me deparei com alguns problemas.

Primeiro, que criar um sistema do zero, mesmo que tente, nunca chegaria a um número de suplementos de um sistema existente. O segundo problema é a resistência de alguns jogadores, o que não me incomoda muito, mas cansa.

Quem nunca?

Então peguei o sistema mais old school que conheço e que melhor me encontro - o AD&D - e o formatei com várias regras da casa. Ele ficou compatível com os inúmeros suplementos de AD&D, ficou mais dinâmico (graças ao Dungeon World) e também mais mortal, como eu queria que ficasse.

Ok, então testei o tal sistema, batizado de Grutas & Gnools, o meu retroclone frankenstein. Notei problemas, óbvio, e os alterei. Por enquanto têm se resolvido, mas creio que em altos níveis as coisas talvez tenham de mudar novamente. Considero que estou na versão 0.2 desse sistema.

Com tempo vou postar as house rules que uso no meu sistema. Penso em postá-las separadamente, pois se a alguém interessar possa usá-las em seu próprio sistema, em alguma versão do d&d ou em seus filhos bastardos ou gloriosos (glorioso como o querido Old Dragon).

Nos próximos posts vocês verão algumas regras caseiras para alterar o seu d&d-like de preferência.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário