sexta-feira, 26 de junho de 2015

Moedas de Tresmundos

Moedas, moedas, moedas. Todos aventureiros querem muitas moedas, de platina, ouro, prata e até cobre.



Em Tresmundos, alguns locais se viram com escambo, mas moedas são cunhadas e transitam entre mercados também. Não quer dizer que as moedas são aceitas em todos lugares, na realidade, apenas alguma cidades maiores aceitam moedas e ainda por cima apenas algumas. Isso depende muito da região e com quais outras cidades negociam.
Assim como na idade média européia, ou na época dos reinos africanos, cada um tinha sua própria forma monetária. Abaixo vão a descrição das mais importantes moedas aceitas em Abya-Yala.

Amasi e Lucca.
Amasi e lucca são as mais aceitas entre as cidades de Tresmundos. Ela é essencialmente o dinheiro sum, mas a sua cunhagem mudou no novo continente.

símbolo amasi = å
valor = amasi 1:1 prata

símbolo lucca = ₤
valor = lucca 1:5 pratas (å5)


Patacão
Patacão foi uma tentativa de moeda única em Abya-Yala, mas como possuía vários lugares produzindo a mesma moeda, os locais que não produziam a moeda acabaram não aceitando o patacão, levando a sua utilidade ao fim. Ainda hoje o patacão, mesmo que produzido apenas em um lugar (na Casa do Patacão, em Puradik), não possui valor quase nenhum. É utilizada em muitas coisas, menos para comprar e vender. um dito comum é "isso vale menos que um patacão".

símbolo patacão = ₧
valor = patacão 10:1 cobre (å0,1)


Plaka e Bati
Plaka e Bati eram as moedas de alguns povos naedjis e tunuaks, na realidade, eles eram apenas utilizados na transação entre cidades, sendo dificilmente usadas dentro delas. Hoje é mais usada internamente nas cidades, em especial em cidades naedjis e tunuaks.

símbolo plaka = Þ
valor = plaka 1:2 pratas (å2)

símbolo bati = β
valor = bati 1:1 ouro (å10)




Claro que o valor de cada moeda pode mudar de local pra local. Um lugar onde o bati não é aceito, pode ser trocado em um banko, ou mesmo por um comerciante naedji ou tunuak. Óbvio que o valor vai alterar muito, pra pior.

Bom, aí estão as moedas mais usadas em Tresmundos. Eu, como mestre, me dou ao direito de complicar a vida financeira dos jogadores pois não costumo dar muita ênfase em compra e venda de materiais, ou de jogadores com montanhas de dinheiro.

Fiquem livres para dizer o que acharam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário