quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aventuras em Puradîk - Introdução

Ok, pessoas. Além de desenvolver o meu cenário de Tresmundos, pretendo - copiando baseando-me em Gorendil - aqui iniciar uma série de postagens sobre a cidade de Puradîk, a primeira a ser retratada em meu cenário de campanha, com inúmeros ganchos, npcs, histórias e muito mais. Mas se você não se importa com o meu cenário, não tem problema, pois servirão também como ideias para suas aventuras, na sua própria cidade ou na sua preferida de qualquer cenário, bastando apenas algumas pequenas modificações.

Pois então aqui inicio as postagens também dessa nova "coluna" ou "seção" aqui no blog.


Puradîk foi fundada sobre as ruínas de uma pequena cidade, pertencente à uma antiga civilização conhecida como Nisitheil. Essa antiga cidade ficava sobre uma costa alta que se erguia sobre a Baía das Flechas, de frente ao Mar dos Vermes. Apesar de poucas construções sobreviverem ao tempo, a sua antiga área murada ainda é utilizada.
Inicialmente, esse ponto para os Sums se tornou um local de coleta de riquezas, e depois um dos primeiros fortes do novo continente. A partir daí, a cidade se desenvolveu naturalmente, preenchendo a antiga cidade, seus arredores além de sua muralha, a escadaria antiga escavada na pedra e a orla da praia.
Algumas construções abrigam importantes prédios, como a Biblioteca Estrangeira, e alguns prédios de companhias mercantis; mas também há grandes salões em ruínas que foram ocupados por várias famílias (que priorizavam viver sob a segurança da muralha mesmo que em espaços mínimos), e ali nesta área se desenvolveu uma das maiores feiras de comércio informais conhecida.
Como toda cidade Sum, a cidade é regida por um chefe, que possui um primeiro-conselheiro e outros conselheiros menores para diversos temas. O clima da cidade é de um frio intenso, por localizar-se tão ao sul do Mar dos Vermes, e o inverno que ocorre poucas vezes num século, é intensamente rigoroso.

Os pontos principais de Puradîk são os descritos abaixo:

Praça dos Treze: Praça ampla e principal com capacidade de abrigar um número imenso de pessoas, fica localizada na antiga entrada da cidade, e sob o antigo portal é onde ocorrem avisos públicos, eventos populares e as "feiras oficiais" - ou seja - onde estão as barracas e tendas das companhias mercantis da cidade. Logo à sua frente, está a Grande Escadaria, que é o caminho mais rápido ao porto da cidade. 
Seu nome é uma homenagem ao grupo fundador da cidade, os Treze de Rakjala, representados por suas esculturas nesta mesma praça.

Grande Escadaria: É o caminho mais rápido entre a parte alta da cidade e o Porto Baixo, faz parte da antiga cidade nisitheilana, e foi escavada na própria rocha, com grandes e altos degraus. O caminho a percorrer pela escadaria é longo, por isso muitas casas se instalaram pelo trajeto, principalmente casas de tolerância e comércios de produtos diferenciados. Existem também muitos "carregadores" que normalmente estão fazendo serviço de carregar os produtos das companhias mercantis do porto até sua sede, mas também prestam serviços para outros por preços módicos.

Porto Baixo: Esta é a área mais baixa da cidade e possui muitos comércios, casas e também muita ilegalidade. A criminalidade no porto é relativamente alta, mas também se mostra um ótimo lugar para fazer bons negócios, relaxar, arrumar uma companhia, e apostar. É claro, sua sobrevivência depende se você tiver sorte.

Baía das Flechas: A baía da cidade é por onde entram as embarcações estrangeiras ou comerciais e chegam ao Porto Baixo. A baía possui uma água límpida e gelada, e possui esse nome por conta das grandes varas que brotam do fundo do lago e saem até dois metros fora d'água, o que remeteu aos colonizadores à flechas gigantes.

Ruínas: As Ruínas compreendem toda a área murada da antiga cidade nisitheilana. A maioria dos edifícios de organizações e oficiais se encontram aqui, como as companhias mercenárias, mercantis, além das casas dos conselheiros, do chefe local, e também estalagens de ótima qualidade, teatro, biblioteca e praça de jogos. No setor oeste, é onde se localiza a Feira dos Livres, uma feira a céu aberto nem sempre tolerada pela milícia, mas onde pode-se encontrar de tudo a qualquer preço. Esse setor oeste em especial das Ruínas é um dos locais onde pode se encontrar alguma criminalidade.

Bairro Exterior: O Bairro Exterior compreende desde as casas que estão do lado de fora dos muros antigos, até as fazendas que fazem parte da cidade. É a maior área da cidade e nela está a Rota do Porto, que é uma estrada que dá a possibilidade de uma carroça ou algo do gênero sair da cidade e chegar ao Porto de Baixo, sem usar a Grande escadaria. Tanto quanto na Rota do Porto, como em sua totalidade, o Bairro Exterior compreende as tavernas, estalagens, casas de diversão e comércio dos mais diversos preços e gostos, sendo a área da cidade mais comum aos viajantes comuns e aventureiros.

É isso galere, espero que tenham gostado do novo projeto e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário