terça-feira, 24 de maio de 2016

Luas: Signos de Tresmundos - (5e.mod) regra alternativa para tendência

Sempre odiei tendência, acho que principalmente pq ela se baseia em uma dicotomia romântica e maniqueísta entre bem/mal; impulso sociológico que creio estar em superação na pós-modernidade.



Enfim, em Tresmundos, utilizo um sistema de signos que não necessariamente irá dizer se o personagem é do bem ou do mal, mas sim como ele sente ganas de agir, ou o que lhe dá satisfação, algo semelhante à motivação em outros sistemas.

Sempre premio os personagens com inspiração no caso de interpretarem corretamente sua lua. Mas apenas se isso for uma ação que traga apenas problemas ao personagem.

Acho interessante gerar a lua de cada personagem de modo aleatório, utilizando 3 moedas, pedras ou mesmo dados de cores diferentes: preto, vermelho e branco (de preferência): Levanta-se os dados e deve soltá-los na mesa. A forma que eles caírem irão dizer qual a lua do personagem, de acordo com quais das pedras cairem mais distante do jogador.

Na descrição das luas abaixo está a motivação do personagem. ou seja, o que o carrega pra frente, como ele vê os outros. Não é necessário interpretar um extremo da descrição - ainda que isso possa ser divertido. Também estão descritos prováveis traumas que poderão existir com a perda de Sanidade por exemplo, ou em momentos de fúria ou torpor.


As Luas:

Lua Vermelha 
Você tem o espírito de um mártir e um protagonista. Você é o centro de seu mundo e deve sempre estar à frente dos outros. Arrisque-se pelas pessoas, torne-se conhecido e protagonista nos mundos dos outros também. Evite a desconfiança, pois nem todos são aproveitadores de sua luz.

Lua Branca
Você sente-se um mentor, um mestre. Busca estudar e conhecer as coisas do mundo. Ajude as pessoas a resolverem seus problemas por elas mesmas. mas cuidado com a sua sede de conhecimento, ela pode sersua ruína.

Eclipse
Você é solitário e não depende de ninguém, resolva suas intenções sozinho. Sua falta de interação o  impossibilita de pedir ajuda facilmente, beirando uma aversão aos outros.

Lua vermelha e branca
Sua tendência está para trazer as pessoas próximas à você e auxiliá-las em sua jornada. Você é uma referência de amigo, pai, irmão mais velho para várias pessoas. Sua obsessão sobre as pessoas pode se transformar em uma obsessão maléfica, um ódio irracional.

Lua vermelha e eclipse 
Você age de forma rebelde, quebra regras, comete delitos, mas tudo isso seguindo uma certa expectatia do "certo". A sua bússola de bondade/maldade é bem pessoal e única. Existe uma chance de você se perder no controle de quebrar regras e enfrentar autoridades, que irá até mesmo sobrepor seu autojulgamento.

Lua branca e eclipse
Você faz parte de uma comunidade. Um grupo que você chama de "sua gente", "seu povo". E à essas pessoas, você defende com unhas e dentes, não importa o que aconteça. O desenvolvimento desse sentimento de pertencimento pode ser uma visão de limpeza, com atitudes genocidas.

As três em igual distância
Essa é a mais rara de todas as luas. Em algum momento de sua vida, você será alguém muito importante, mas também será o antagonista de outra pessoa de mesma lua. Inconscientemente vocês serão confrontados durante a vida, incomodando um o plano do outro, mesmo sem querer. Ainda que você possa tentar lidar com isso, tome cuidado para não se tornar caça. ou caçador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário