domingo, 14 de fevereiro de 2016

Porque estou abandonando o DAEMON

Bom, devo dizer q minha decisão de abandonar o sistema daemon não é fácil e muito menos espero que seja seguidas por outros.

O daemon sempre foi o sistema que me trouxe o clima desejado para a mesa de jogo, e isso nao posso de forma alguma negar.

Eu já vinha pensando que um sistea próprio funcionaria muito bem em tresmundos, um sistema com novas formas de se idealizar o jogo, com novas mecanicas. mas ainda assim, iria mante-lo com suporte para o daemon e para o d&d

eu realmente não me importo com o clima ser diferente no d&d e no daemon, por exemplo. tudo que quero é poder manter um cenario construido e se construindo ha muito tempo acessivel para outros, e principalmente, interessante para mim e grupos de jogadores.

mas como eu sempre dou uma rodada por blogs de rpg, acabei vendo uma otima materia sobre machismo no rpg da galere do rolando dados.

http://rolandodados.com.br/machismo-e-rpg/

escrito por uma mina, o que faz ser mais forte a denuncia do que acontece com o mundo do rpg.

então entrei num dos grupos que havia indicado nesse texto, ja que o minas de moria já conheço e sigo, fui fuçar a página machistas do mundo geek

https://www.facebook.com/machistasdomundogeek

não vou nem comentar os absurdos que lá existem de uma galerinha que cultiva o ódio e tá bem incomodada dentro da casagrande sem poder seguir sendo racista, machista, homofóbico, transfóbico em paz.

mas o pior foi ver del debbio fazendo coro à essa moçada.

eu admito que nunca esperei ver um comportamento progressista nesse cara, talvez por estar acostumado a ver gente conservadora e preconceituosa fazendo nome ao rpg, seja por proprio pré-julgamento meu.

mas agora, um cara que tem um nome no rpg nacional, falar merda não uma, mas várias vezes, se tornando aquele cara da moda que repete "agora tudo é politicamente incorreto! o mundo tá muito chato!" claro, como é chato não poder ser machista e poder fazer piada livremente para mulheres e poder livremente rir delas na cara delas né? como tá chato não poder fazer piadas racistas na frente de negro e esperar que eles ao menos esbocem um sorriso, afinal é apenas uma piada, não é? afinal nao existe racismo no brasil, mas racismo reverso, ah, esse sim tá por aí matando gente branca todo dia.

enfim. não é uma atitude sábia ou mesmo importante para um cara como del debbio, e realmente não quero começar uma campanha contra o cara ou o que ele produziu.

só decidi abandonar o daemon. medecepcionei. então, vou começar um trbaalho longo pra tentar fazer um sistema que se adapte ao clima que quero, mas vou manter as regrinhas do D&D5 porque eu gostei de jogar com ele e porque todo mundo entende mais fácil quando é feito por ali.

enfim, apenas um desabafo e um norteamento sobre as postagens daqui rpa frente.

Abraços

5 comentários:

  1. Se essa é sua razão para abandonar um sistema, por que um dos criadores tem atitudes machistas, então acho uma atitude, com todo respeito, besta.

    Não acho um bom sistema, tomo como uma cópia mal-feita que tentou se aproveitar nos anos 90 da fama dos jogos da white wolf. Del Debbio e toda a laia dele são uns imbecis que se eu pudesse sair impune eu atropelaria todos (nem me comece com aquele telles...) e mais zilhões de outras coisas que posso falar mal.

    E ainda assim, parar de usar um -sistema- por que uma -pessoa-, não o livro, não o sistema, -pessoa- tem uma visão que você discorda é meio... incoerente.

    Seria como eu deixar de seguir esse blog de -conteudo de rpg- por que o autor tem uma visão diferente da minha sobre algo -não rpg-. Digamos, por que ele prefere o bulbasaur ao charizard. E não adianta dizer "machismo é mais sério que pokemon"; digamos que fosse algo sério para mim, seria algo serio e relevante pra mim.

    Bonanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego.
      Bom, não é a única razão. o Daemon já não se sustentava mais no meu cenário, pois já tava fazendo um frankenstein do sistema. Pra mim, foi mais um motivador.
      Ainda assim, pode soar uma atitude besta, como você disse, mas eu te digo que por exemplo, quando o D&D5 coloca a ideia de multiplicidade de gêneros em seu livro básico, eu muito me empolgo com ele. Faz parte de como vejo as coisas, e por mais besta que possa parecer, as atitudes machistas do del debbio me motivaram sim a desistir do daemon.

      Quanto ao seu desgosto com o daemon, entendo perfeitamente. Apessar de não ter essa vontade (hehe) de sair atropelando por aí, acho sim que o sistema é uma cópia de muitas coisas... mas enfim.

      Bom, a parte que você coloca como se pokemon fosse importante pra vc e tal, eu discordo completamente, pois ainda não ouvi sobre pessoas assassinadas ou violentadas em razão de pokemons, mas ok.

      Entendo o que vc quis dizer com tudo isso, mas meu cenário de jogo é completamente "militante" se você prestar atenção. Desconstruir preconceitos (machismo, homofobia, transfobia e afins) faz parte da proposta do cenário, e por isso também acho estranho vinculá-lo a um sistema onde o criador descarrega machismos por aí

      enfim, grato pelas opiniões colocadas na mesa.

      Abraço.

      Excluir
  2. Esta situação do "machismo no RPG" está ficando muito complicada, com exageros e absurdos vindos dos dois lados da questão; da mesma forma que há "homens" agindo como imbecis há também feministas buscando desesperadamente situações para reclamar, mesmo onde não há. Jogo e mestro há anos com um grupo misto de homens e mulheres, sendo que minha própria esposa é uma das jogadoras mais antigas, e sempre que surge um problema, reúno o grupo e conversamos, como sei que deve ocorrer em vários outros grupos de jogo. Meu ponto é: Muita gente (dos dois lados) está se aproveitando dessa discussão sem sentido sobre bandeiras de internet apenas para chamar atenção e as pessoas estão muito mais interessadas em fazer sensacionalismo sobre o problema do que em resolvê-lo.

    Particularmente, nunca gostei do sistema Daemon e menos ainda da equipe que o desenvolve. Nem você nem seu mundo de campanha se prejudicará com o abandono do sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odin. Entendo perfeitamente o seu ponto. Ainda assim discorod um pouquinho dele por questões pessoais em que não concordo, mas entendo o ódio do oprimido, por isso não questiono tanto feministas, mas ainda assim sei que existem mulheres que se dizem feministas e são misóginas, mas ao menos é uma pequena minoria.

      Quanto ao que você disse do Daemon, me fez muito feliz! Não apenas pelo seu reporte de não gostar do sistema (e ainda assim seguir elogiando várias postagens minhas) e pelo fato de dizer que não me prejudicarei com o abandono do sistema.

      Grato pela presença, Odin.

      Excluir
    2. não dá pra entender muito bem o que escrevi, desculpa aí. é o cansaço da vida moderna... :/

      Excluir