Os testes no novo sistema serão feitos com 3d10 faces, mas o resultado tirado é o do meio.
Porquê?
O arco de resultados de um dado é reto, ou seja, a chance de tirar um resultado 3 ou 7 em 1d10 é igual (10%).
No caso de 3d10, o arco é de 3 a 30, e a chance dos números concentrados no meio saírem é maior, ou seja, é mais fácil tirar um resultado 13 que um resultado 4, por exemplo.
Na rolagem de 3d10 escolhendo o número do meio acontece o mesmo, mas em escala maior. em termos de sistema de jogo, isso possibilita grandes feitos nos acertos e grandes erros nas falhas, já que são mais incomuns que em um d20, por exemplo.
Além disso, temos uma graduação de acerto (meio acerto, acerto comum, bom acerto...)
Como evitar cálculos adicionais de graduação de acerto?
Simples. dos 3 dados de 10 faces rolados, um é diferente (tamanho, cor, cheiro, o que for) e esse será denominado o DADO DE POTÊNCIA.
Após o uso do dado médio, o dado diferenciado mostrará a graduação do acerto, segundo a tabela abaixo:
1 - 4 meio acerto
5 - 8 acerto comum
9 - 15 bom acerto
16+ crítico
Mas como conseguir mais que 10 em um dado de 10?
A primeira chance é ao tirar 0, rerrolar o dado e somar 10.
a segunda, é que ao ter COMPETÊNCIA na área, o resultado do DADO DE POTÊNCIA é dobrado. ou seja, um 8 vira um 16.
Nessas contas, temos a seguinte tabela:
tipo de acerto sem competência com competência
meio acerto 40% 20%
acerto comum 40% 20%
bom acerto 15% 30%
crítico 5% 30%
Assim, a competência numa área gera um benefício interessante, não apenas na maior garantia de um acerto total, como na de um acerto bom ou crítico.
Com isso, em apenas uma rolada de dados, temos o teste e a graduação de sua potência. Isso se aplica ao dano também, que será explicado depois.
Espero que tenham entendido e gostado. Até.
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